Posted by: João | May 25, 2008

A história deste blogue

Este blogue no fundo, começou em Dezembro em Bristol, Reino Unido. O email em abaixo é simbólico:

———- Forwarded message ———-
From: João Leitão <joaocleitao@gmail.com>
Date: 20/12/2007 21:25
Subject: Comunidades locais sustentáveis e felizes

(…)

Durante os últimos meses fui lendo sobre resultados da pesquisa sobre a felicidade, nos campos da psicologia, neurociências e economia. De muita coisa que poderia aqui referir, destaco uma. A transformação económica dos últimos séculos e particularmente do séc. XX, baseada nos hidrocarbonetos, afastou as pessoas. Transformou as relações humanas. Arrisco dizer, tornou as pessoas mais infelizes. Por razões várias…

Há cerca de três semanas estava a ler um artigo sobre a crise do crédito hipotecário americana, e deparei-me, já não me lembro se logo a seguir, com uma pequena referência ao peak oil e ao estilo de urbanismo americano. Tenho estado a investigar uma série de questões associadas, para ter uma imagem global, das relações entre a crescente procura do petróleo, a geopolítica, a economia, o ambiente, e os aspectos psicossociais associados a toda esta questão.

Pressuposto: o sistema monetário e bancário mundial como está configurado é insustentável para o mundo do ponto de vista económico, político, ambiental e social. Gostava de saber a tua opinião sobre este pressuposto.

Neste momento acredito que o seguinte cenário é possível: a actual crise financeira poderá ter proporções gigantescas; a economia real poderá ser gravemente afectada; desta vez não é algo que possa ser recuperado por petróleo barato; preço do petróleo vai ter tendência sempre para aumentar;  poder de compra dos cidadãos de todo o mundo tenderá sistematicamente a diminuir; o desemprego atingirá proporções gigantescas; milhões de pessoas terão que retornar à Agricultura; existirá fome porque não é possível produzir alimentos para todos, com petróleo caro; se conseguirmos nesta fase de transição, com gravíssimas convulsões sociais, não destruirmos o planeta com uma guerra entre grandes potências, muitos de nós irão sobreviver; já passaram alguns anos e mundo mudou radicalmente para melhor. Gostava também de ouvir a tua opinião sobre esta sequência.
Há mais cenários, uns melhores outros piores, mas todos apontam para uma mudança radical no nosso estilo de vida. E curiosamente, acredito que esta é a maior oportunidade que temos como espécie, para entrar novamente em sintonia com a natureza e com os outros. Curiosamente também, a progressiva diminuição do petróleo e derivados, vai fazer diminuir substancialmente a emissão de carbono e as pessoas vão voltar a viver localmente.

– Mostrar texto das mensagens anteriores –

E esta é a questão central. Viver localmente. Como?

Tenho um pedido para te fazer. Veres com atenção o vídeo cujo link está em baixo. Chama-se Navigate de Falling Dollar com Catherine Austin Fitts.

http://video.google.co.uk/videoplay?docid=2984480718427930625
http://www.solari.com/

Eu tenho algumas ideias sobre a aplicação de algumas das coisas que ela referiu, mas gostaria imenso de ouvir a tua opinião sobre o vídeo e em geral sobre as questões que levanto nesta mensagem.

Vou estar em Pombal entre 26 e 30 de Dezembro e se entenderes por bem e estiveres em Pombal, terei todo o gosto em receber uma chamada tua para dois dedos de conversa.

João
968063345

 


Joao Leitao
Mindjet Certified Trainer
www.mindjet.com

Mobile: 07526311188

The information contained in this communication is confidential, may be privileged and is intended for the exclusive use of the above named addressee. If you receive this communication in error, please notify the sender immediately and delete it, and all its attached documents. If you are not the intended recipient, you are expressly prohibited from reading, copying, distributing, disseminating or, in any other way, using any of the information.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: